Ebook: Uma Proposta Metodológica usando o tema Biodiesel para a Química no Ensino Médio
- Luan Duarte
- 11 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Uma das formas de facilitar o aprendizado dos alunos sobre um determinado conteúdo é abordar o tema em questão com base em um exemplo cotidiano, ou contexto, com o qual os discentes tenham certa familiaridade. A chamada "contextualização" é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, e pode servir tanto para ilustrar conceitos quanto para que os estudantes percebam a importância do conhecimento visto em sala para a sua vida.
"Não há nada no mundo físico ou social que, em princípio, não possa ser relacionado aos conteúdos curriculares da Educação Básica. É, portanto, inesgotável a quantidade de contextos que podem ser utilizados para ajudar os alunos a darem significado ao conhecimento" (WARTHA e FALJONI-ALÁRIO, 2005, p. 42). Em adicional, a contextualização entre os conceitos abordados em sala de aula e o dia a dia do aluno pode ser também aplicada em conjunto com a experimentação, como forma de tornar ainda mais claros os conhecimentos passados.
"Os experimentos químicos podem ser considerados uma estratégia para a discussão de problemas reais, permitindo a contextualização e abrindo margens para questionamentos investigativos. Além disso, atua como uma complementação da parte teórica, sendo uma alternativa para que o aluno possa visualizar com mais clareza alguns dos conceitos abordados na aula clássica" (SALDANHA, 2019a, p. 25). Também vale destacar que "a contextualização de atividades experimentais pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química. Entretanto, [...] isso não deve implicar a separação da atividade experimental do processo de desenvolvimento dos conceitos químicos pertinentes ao tema abordado" (LIMA et al, 2000, p. 29).
Com isso em mente, várias abordagens didáticas podem ser elaboradas e aplicadas, a curto ou longo prazo, no intuito de facilitar o ensino-aprendizagem dos conceitos químicos. Entre elas, destacamos aqui como exemplo a atividade descrita no ebook “Uma proposta metodológica usando o tema Biodiesel para a Química no Ensino Médio”, elaborado pelos professores Leandro Damiano Saldanha, Bárbara Vasconcellos da Silva e Michelle Jakeline Cunha Rezende. Escrito de modo "descomplicado", o livro é direcionado a professores de Química de Ensino Médio que tenham interesse em aplicar conceitos de Química, em especial de Química Orgânica, fazendo uso da experimentação utilizando o a temática do Biodiesel como eixo central para a contextualização dos conhecimentos apresentados. Para acessar o livro, clique na imagem abaixo (Figura 1) ou no link da legenda.
Figura 1 - Capa do ebook. Clique na imagem para acessar uma versão virtual do livro, ou use este link para fazer o download direto.
O ebook aborda a síntese do biodiesel, desde a escolha da matéria-prima, sua produção com materiais alternativos, até a aplicação real do biocombustível em um motor, algo que foi trabalhado com um grupo de discentes de Ensino Médio durante um ano letivo (SALDANHA, 2019b, p. 5). O texto é produto da Dissertação de Mestrado “A utilização do tema biodiesel para melhorar a compreensão da Química no Ensino Médio”, e traz a síntese dos resultados dessa proposta que utiliza a contextualização e a experimentação como forma de melhorar o Ensino de Química. Tanto o livro quanto a Dissertação descrevem de forma detalhada e bastante didática a construção e realização desse projeto em uma escola pública, o que trouxe valiosas experiências para os docentes idealizadores, para os alunos participantes, bem como a comunidade escolar envolvida.
Além de incentivar o ensino de Química Orgânica de modo contextualizado, a proposta visa, segundo os autores, estimular o pensamento científico, capacidade de argumentação, consciência socioambiental, entre outras competências, e serve como exemplo de como realizar atividades de pesquisa similares (SALDANHA, 2019b, p 5). Ainda nessa perspectiva, a preparação de biodiesel, utilizando materiais de fácil acesso e reagentes do cotidiano, é uma oportunidade para os alunos realizarem um experimento simples que resulta num combustível limpo, e esse procedimento experimental permite a discussão sobre fontes renováveis de energia e seus benefícios ambientais, além de abordar reações clássicas da Química Orgânica (SANTOS e PINTO, 2009, p. 61).
Os autores do ebook esperam, com o texto, motivar professores e alunos de Ensino Médio a terem mais contato com a Química experimental. Isso tendo em vista que a proposta pode ser realizada em escolas com ou sem laboratório químico, e que deve ser adaptada ao contexto escolar da instituição de ensino onde será aplicada.
Por fim, esperamos que este ebook seja útil para professores e alunos que buscam materiais didáticos que deem suporte na elaboração práticas laboratoriais ou exemplos de contextualização dos conteúdos de Química do Ensino Médio, usando fontes bibliográficas com qualidade de informações.
Referências:
LIMA, J. F. L., PINA, M. S. L., BARBOSA, R. M. N., JÓFILI, Z. M. S. A Contextualização do Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, Vol. 11, p. 26-29, 2000. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a06.pdf>. Acesso em 11 de novembro de 2020.
SALDANHA, L. D. A utilização do tema biodiesel para melhorar a compreensão da Química no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado). – Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019a. 148 f. Disponível em: <https://profqui.iq.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/09/Dissertacao_2019_LeandroSaldanha_Final-1.pdf>. Acesso em 11 de novembro de 2020.
________, L. D. Uma Proposta Metodológica usando o tema Biodiesel para a Química no Ensino Médio. / Leandro D. Saldanha, Bárbara V. da Silva e Michelle J. C. Rezende. – Rio de Janeiro: Instituto de Química, 2019b. Disponível em: <https://profqui.iq.ufrj.br/uma-proposta-metodologica-usando-o-tema-biodiesel-para-a-quimica-no-ensino-medio/>. Acesso em 11 de novembro de 2020.
SANTOS, A. P. B., PINTO, A. C. Biodiesel: Uma Alternativa de Combustível Limpo. Química Nova na Escola, Vol. 31, Nº 1, p. 58-62, 2009. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/11-EEQ-3707.pdf>. Acesso em 4 de novembro de 2020.
WARTHA, E. J., FALJONI-ALÁRIO, A. A Contextualização do Ensino de Química Através do Livro Didático. Química Nova na Escola, Nº 22, p. 42-47, 2005. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a09.pdf>. Acesso em 11 de novembro de 2020.
________
Este é apenas um dos recursos bibliográficos que pretendemos compartilhar em nossa Covalência. Em breve outras publicações e textos didáticos estarão disponíveis para acesso e/ou download. Fique ligad@! 😃
Ah, e se quiser agendar uma apresentação de nossos minicursos, cursos e ações acadêmicas em sua universidade ou escola, entre em contato conosco! 😉
Agradecemos a leitura! Esperamos que você goste do material e que seu conteúdo seja muito útil para você. Desejamos que faça bom uso dele em seus estudos ou suas aulas! 😄
Gostou deste post? Então compartilhe essa ideia! Faça conosco essa Covalência! 🤓
________
Acompanhe nossas Redes Sociais!
Facebook: @covalencia
Instagram: @projetocovalencia
Twitter: @covalenciaorg
YouTube: bit.ly/covalencia01
________
Realizadores: Luan Duarte de Souza, Michelle Jakeline Cunha Rezende, Bárbara Vasconcellos da Silva e Waldmir Nascimento de Araujo Neto.
________
Última atualização: 11/11/2020.
Comments